sexta-feira, 26 de abril de 2013

Hoje faz 27 anos do acidente nuclear em Chernobyl

Placa da Usina Nuclear de Chernobyl
26 de abril de 1986 aconteceu uma explosão na Usina Nuclear de Chernobyl (na Ucrânia, na fronteira com Belarús), que causou poluição dos territórios de Belarús, Ucrânia e Rússia. A cidade de Chernobyl, tanto quanto muitas outras cidades e vilas ao redor, hoje é uma cidade fantasma.

Governo da República Soviética de Bielorrússia na época não começou urgentemente evacuação das regiões poluídas, e nem avisou o povo sobre o que aconteceu. Imaginem, a explosão aconteceu na Ucrânia, mas 70% do território poluído fica em Belarús. Nestá áerea morava 2 milhões 100 mil pessoas (25% da população da república na época). Muitas pessoas morreram justamente porque não foram informadas sobre o acidente e não foram evacuadas. 

Hoje, como todo ano no dia 26 de abril , ativistas de Belarús fizeram uma manifestação em Minsk dedicada ao acidente de Chernobyl. Governo como sempre estava impedindo organizar o evento. Como sempre, hoje algumas pessoas, inclusive jornalistas das mídias independentes, foram presas por participar da manifestação.

O tema principal da manifestação é que hoje Belarús está construindo uma própria usina nuclear. Depois de tudo que aconteceu neste país.

Manifestação em Minsk. 26.04.2013. Foto: svaboda.org

Manifestação em Minsk. 26.04.2013. "O custo da usina nuclear é nossas vidas"
Foto: belapan.com
Manifestação em Minsk. 26.04.2013. "Belarús tem dois problemas"
- com símbolo de radiação e retrato do ditador
Foto: belapan.com

"26.04 Caminho de Chernobyl 2013" - emblema com o nome da manifestação
Fonte: naviny.by



quarta-feira, 17 de abril de 2013

Fotos extremistas de Belarús

A KGB, que até hoje existe em Belarús, achou que as fotos da exposição e o álbum "Belarus press-photo - 2011", com fotos feitas por jornalistas belarussos, são extremistas. Neste momento, eles estão sendo julgados. Amanhã vamos saber a decisão do juiz. Enquanto isso, vejam, que fotos extremistas foram tiradas pelos jornalistas belarussos:

Soldados belarussos obrigados a assistir notícias da TV do estado toda noite.
Foto de Siarhiej Hudzilin

Ditador de Belarús parabenizando belarussos pelo ano novo.
Foto de  Dzmitryj Kliapitski
Foto de Natalla Ablažej

terça-feira, 16 de abril de 2013

Mais um novo desenho de vytsinanka

Saiu mais um desenho belarusso de Mikhail Tumiela em técnica de arte de papel recortado, chamada de vytsinanka, com legenda em português.



Tradução e legenda: Volha Yermalayeva Franco
Revisão: Paterson Franco


Outros desenhos de Mikhail Tumiela em técnica de vytsinanka:

Vytsinanka recortada
Provérbios belarussos
Provérbios belarussos. Parte 2


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Provérbios belarussos. Parte 2

Saiu mais um desenho belarusso em técnica de arte de papel recortado, chamada de vytsinanka, com legenda em português.
Provérbios belarussos. Parte 2

Tradução e legenda: Volha Yermalayeva Franco

Mais desenhos de  Mikhail Tumiela nesse estilo - aqui.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Primavera belarussa.

Estão sofrendo de calor em Salvador? Pois é melhor curtir o verão do Brasil e só imaginar o sofrimento dos belarussos, que esperavam a chegada da primavera em março, mas receberam ciclone "Havier" em vez dela.

Hoje, 15 de março, está nevando o dia inteiro na capital do país, porem no sul está chovendo. Minsk, em geral bem preparada para qualquer quantidade de neve, ficou parada. O povo foi avisado sobre o ciclone, mas todos foram estudar e trabalhar como sempre, só que nem todos conseguiram chegar ou voltar para casa na hora.

Fotos da agencia de notícias Belapan. Minsk, Belarús




Fotos da blogger Nika Sandros. Minsk, Belarús


engarrafamento no mento de Minsk
  

Fotos do site de notícias http://news.vitebsk.cc/, Viciebsk, Belarús




quarta-feira, 6 de março de 2013

Morreu amigo Hugo - 3 dias de luto em Belarús

Morte do lider venezuelano causou 3 dias de luto oficial em Belarús inteiro, ordenado por Lukashenko.

Melhores amigos: Aleksandr Lukashenka e Hugo Chaves
Fonte: NAVINY.BY

Ditador de Belarús Aleksandr Lukashenko considerava Hugo Chaves, falecido dia 5 de março, o melhor amigo dele. Foi Lukashenko que o ensinou a mudar constituição para ser eleito eternamente. Quando aconteciam conflitos com Rússia por causa do preço de venda de petróleo, justamente Hugo começou a vender petróleo venezuelano para Belarús (que custava mais caro do que o da Rússia, mas o que importa é assustar o país-vizinho gigantesco, né?). Lukashenko falou que ficou tão preocupado nos dias das últimas eleições de presidente da Venezuela, que não conseguia dormir! Imaginem, como ele se sentiu, quando soube da morte do melhor amigo.

A distáncia entre Belarús e Venezuela é grande (maior do que entre Belarús e Brasil, imaginem!), esses países não tinham nenhuma relação cultural ou histórica, apesar de que ambos tinham ditadores nos últimos anos, e esses ditadores eram amigos.

Na carta oficial, dedicada ao morte do lider venezuelano Lukashenko escreveu:

"Uma tristeza enorme furou nossos corações <...> Sem esconder nossas lágrimas, estamos chorando junto com o povo venezuelano, chorando por causa da morte prematura de Hugo Chaves - um dos maiores estadistas e figures públicas do nosso tempo, um heroi indesistivel, patriota e lutador pela independência, um político proeminente, pensador e orador, um homem brilhante, forte e alegre, cuja vida inteira foi dedicada à Pátria <...>" (Fonte: Naviny.By, tradução de Volha Y.F.) тать полностью:http://naviny.by/rubrics/politic/2013/03/06/ic_articles_112_181046/

Ordenados por Lukashenko, todas as instituições oficiais de Belarús baixaram as bandeiras desde manhã de 6 de março, para três dias de luto.

Tradicionalmente 8 de março - Dia Internacional de Mulheres - era comemorado em Belarús, com muitos eventos especiais. Mas esse ano 8 de março vai acontecer o enterro de Hugo Chaves. Todos os eventos do dia das mulheres já foram cancelados.

UPD Lukashenko vai para Venezuela para se despedir do melhor amigo.

Na internet belarussa já apareceram imagens sarcásticas, falando das rasões que causam luto em Belarús:

O povo é nada, hugo é tudo!
2011. Atentado terorista no metro de Minsk. 15 mortes. 1 dia de luto em Minsk.
2013. Morreu presidente da Venezuela. 3 dias de luto em Belarús inteiro.
Fonte: vk.com/stopluka

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Ano novo belarusso. Mais um detalhe

Não falei uma coisa importante sobre o ano novo belarusso.


Desde a época da União Soviética existe a tradição de reunir-se no jantar esperando meia-noite de 1º de janeiro e assistindo TV. Bem antes do ano novo chegar, na TV aparece o presidente atual do país, falando sobre o ano que está terminando e desejando um bom ano novo para o povo. E todo mundo assiste isso!

Como é claro que tem gente que hmm... não gosta do presidente, eles assistem essa fala dele de um jeito alternativo também. Mas também assistem, em vez de esquecer dele pelo menos nessa noite de festa.

Junto com os belarussos, que ficam assistindo o pronunciamento do presidente na TV na noite do ano novo, estão russos, ucranianos, e, muito provavelmente outros povos das repúblicas ex-soviéticas.


"Nada junta as pessoas tanto quanto ano novo"
em belarusso

nas TVs: ditador de Belarús Lukashenka,
presidente da Rússia Putin
presidente da Ucrânia Janukovich