quarta-feira, 6 de março de 2013

Morreu amigo Hugo - 3 dias de luto em Belarús

Morte do lider venezuelano causou 3 dias de luto oficial em Belarús inteiro, ordenado por Lukashenko.

Melhores amigos: Aleksandr Lukashenka e Hugo Chaves
Fonte: NAVINY.BY

Ditador de Belarús Aleksandr Lukashenko considerava Hugo Chaves, falecido dia 5 de março, o melhor amigo dele. Foi Lukashenko que o ensinou a mudar constituição para ser eleito eternamente. Quando aconteciam conflitos com Rússia por causa do preço de venda de petróleo, justamente Hugo começou a vender petróleo venezuelano para Belarús (que custava mais caro do que o da Rússia, mas o que importa é assustar o país-vizinho gigantesco, né?). Lukashenko falou que ficou tão preocupado nos dias das últimas eleições de presidente da Venezuela, que não conseguia dormir! Imaginem, como ele se sentiu, quando soube da morte do melhor amigo.

A distáncia entre Belarús e Venezuela é grande (maior do que entre Belarús e Brasil, imaginem!), esses países não tinham nenhuma relação cultural ou histórica, apesar de que ambos tinham ditadores nos últimos anos, e esses ditadores eram amigos.

Na carta oficial, dedicada ao morte do lider venezuelano Lukashenko escreveu:

"Uma tristeza enorme furou nossos corações <...> Sem esconder nossas lágrimas, estamos chorando junto com o povo venezuelano, chorando por causa da morte prematura de Hugo Chaves - um dos maiores estadistas e figures públicas do nosso tempo, um heroi indesistivel, patriota e lutador pela independência, um político proeminente, pensador e orador, um homem brilhante, forte e alegre, cuja vida inteira foi dedicada à Pátria <...>" (Fonte: Naviny.By, tradução de Volha Y.F.) тать полностью:http://naviny.by/rubrics/politic/2013/03/06/ic_articles_112_181046/

Ordenados por Lukashenko, todas as instituições oficiais de Belarús baixaram as bandeiras desde manhã de 6 de março, para três dias de luto.

Tradicionalmente 8 de março - Dia Internacional de Mulheres - era comemorado em Belarús, com muitos eventos especiais. Mas esse ano 8 de março vai acontecer o enterro de Hugo Chaves. Todos os eventos do dia das mulheres já foram cancelados.

UPD Lukashenko vai para Venezuela para se despedir do melhor amigo.

Na internet belarussa já apareceram imagens sarcásticas, falando das rasões que causam luto em Belarús:

O povo é nada, hugo é tudo!
2011. Atentado terorista no metro de Minsk. 15 mortes. 1 dia de luto em Minsk.
2013. Morreu presidente da Venezuela. 3 dias de luto em Belarús inteiro.
Fonte: vk.com/stopluka

Nenhum comentário:

Postar um comentário