sexta-feira, 26 de abril de 2013

Hoje faz 27 anos do acidente nuclear em Chernobyl

Placa da Usina Nuclear de Chernobyl
26 de abril de 1986 aconteceu uma explosão na Usina Nuclear de Chernobyl (na Ucrânia, na fronteira com Belarús), que causou poluição dos territórios de Belarús, Ucrânia e Rússia. A cidade de Chernobyl, tanto quanto muitas outras cidades e vilas ao redor, hoje é uma cidade fantasma.

Governo da República Soviética de Bielorrússia na época não começou urgentemente evacuação das regiões poluídas, e nem avisou o povo sobre o que aconteceu. Imaginem, a explosão aconteceu na Ucrânia, mas 70% do território poluído fica em Belarús. Nestá áerea morava 2 milhões 100 mil pessoas (25% da população da república na época). Muitas pessoas morreram justamente porque não foram informadas sobre o acidente e não foram evacuadas. 

Hoje, como todo ano no dia 26 de abril , ativistas de Belarús fizeram uma manifestação em Minsk dedicada ao acidente de Chernobyl. Governo como sempre estava impedindo organizar o evento. Como sempre, hoje algumas pessoas, inclusive jornalistas das mídias independentes, foram presas por participar da manifestação.

O tema principal da manifestação é que hoje Belarús está construindo uma própria usina nuclear. Depois de tudo que aconteceu neste país.

Manifestação em Minsk. 26.04.2013. Foto: svaboda.org

Manifestação em Minsk. 26.04.2013. "O custo da usina nuclear é nossas vidas"
Foto: belapan.com
Manifestação em Minsk. 26.04.2013. "Belarús tem dois problemas"
- com símbolo de radiação e retrato do ditador
Foto: belapan.com

"26.04 Caminho de Chernobyl 2013" - emblema com o nome da manifestação
Fonte: naviny.by



Nenhum comentário:

Postar um comentário