domingo, 15 de abril de 2012

Feliz Páscoa!

Não, eu não estou atrasada, hoje é a festa da páscoa dos ortodoxos, inclusive em Belarús!

"Cristo Ressuscitou"
Tem três fatos interessantes sobre a páscoa em Belarús (que, na verdade, são comuns para os países do Leste Europeu).

1) Têm duas páscoas cristãs - de católicos (neste ano foi dia 8 de Abril) e de ortodoxos (dia 15 de Abril). É porque a Igreja Ortodoxa usa um calendário diferente e por isso comemora quase tudo duas semanas depois dos católicos. Mas dia de páscoa muda todo ano, por isso, de vez em quando, até comemoram no mesmo dia, mas acontece que tem diferença em um mês. Neste ano tem diferença de uma semana.

(foto) Cartão postal. "XB" significa "Христос Воскрес" (leia-se "hristôs vaskryês"), tradução: "Cristo Ressuscitou"
2) Em Belarús, a páscoa não é festa favorita das crianças, pois aqui não tem tradição de comer ovos de chocolate! Porém todo mundo pinta de cores diferentes (tradicionalmente era vermelho, mas agora tem várias)! Ovos cozidos coloridos devem ser levados à igreja um dia antes da páscoa, para benzê-los com água benta. No dia da páscoa a família inteira se junta, e, antes de comer os ovos, toda pessoa bate seu ovo cozido com o de um parente. Vence aquele cujo ovo quebra por último. Depois, todo mundo vai visitar seus parentes, vizinhos e amigos. O ovo é o maior presente nesse dia. 



Nos países do Leste Europeu, especialmente na Ucrânia (país vizinho de Belarús), se desenvolveu muito a tradição de pintar ovos (não somente cozidos, mas ovos de madeira, por exemplo) com uns desenhos muito lindos, tais ovos se chamam "pisanki". Nas regiões do Brasil onde tem muitos descendentes do Leste Europeu, como no Paraná, essa tradição também existe.




3) Além de ovos cozidos, na páscoa belarussa (ortodoxa ou católica) come-se um pão especial, igual ao panetone que no Brasil come-se no Natal. Tradicionalmente mulheres fazem esse pão em casa, mas ultimamente, pães como o próprio panetone, vendem-se nos mercados.
Pão de páscoa com cruzes ortodoxas

Pão de páscoa
  E, para se divertir, vejam o desenho:
A tradução: "Nunca mais a gente vai à Rússia na páscoa!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário