quinta-feira, 23 de junho de 2011

Proibido andar

Como eu já escrevi, depois das últimas grandes ações de protesto em Belarús (depois das "eleições"), foram as mais fortes repressões que aconteceram na história da República de Belarús. Foram ações da oposição, manifestações pacíficas. Mas muita gente foi presa.

Depois de alguns meses, a economia de Belarús caiu - ninguém, até a Rússia, não deu o crédito para Belarús. Os preços subiram 50 a 200%. Taxas de câmbio de dólar e euro subiram oficialmente 56%. Mas há 4 meses é impossível comprar dólares ou euros ou qualquer dinheiro estrangeiro por rublo belarusso. Pode-se imaginar, como se sente o povo de Belarus nos últimos meses. enquanto Lukashenko fala todo dia na TV, que na verdade tudo era certo, só o povo é que tem a culpa. O povo comprou dólares, comprou todo açucar e óleo, e Lukashenko "tinha vergonha do seu povo", quando foi ao Kazastão para uma visita diplomática, e as pessoas o perguntaram, o que aconteceu em Belarus.

O povo já não pode ficar em silêncio e estar em casa. Por isso ficam em silêncio fora. As pessoas fazem ações de protesto de silêncio. Fazem os eventos nas redes sociais e se encontram nas ruas de suas cidades. Se encontram cada quarta-feira, desde 15 de junho. Não somente a cidade de Minsk pois a  capital de Belarus participa, e ainda tem mais que 45 outras cidades fazendo o mesmo.As últimas manifestações foram detidas,mas com destaque para Minsk.





As pessoas não trazem os símbolos nacionais ou símbolos da oposição, não falam slogans - não fazem nada disso, somente andam pelas ruas e, quando a polícia chega perto, começam aplaudir ou bater palmas no motivo da canção "We will rock you".

Isso é ilegal? Talvez algo mudou na Lei de Belarus, porque ontem (22 de junho) cerca de 450 belarussos foram presos por essa causa.
Olham, o que acontece:








Hoje são os julgamentos dos manifestantes. Geralmente devem pagar a multa de $200 a $300. Outras pessoas tentam ajuda-los coletarem dinheiro para pagar as multas. Geralmente coletam dinheiro trocado, para mostrar que não gostam da situação econômica em Belarús.

P.S. A Lei da República de Belarus de 17.07.2007 N 263-N "Sobre os organos órgãos assuntos internos da República de Belarús" (Texto da Lei, alterada em janeiro de 2010).
Capítulo 5 APLICAÇÃO DE FORÇA FÍSICA, armas especiais médias
Combate e tecnologia especial pelo PESSOAL DO INTERIOR
Artigo 27. O uso da força física .
A polícia usa a força física, incluindo técnicas de luta e combate, e meios disponíveis para prevenir crimes e infrações administrativas, prender os criminosos, para a defesa para superar a oposição de seus requisitos legais, quando não pode ser feito por meios não violentos.

4 comentários:

  1. É triste saber que a liberdade ainda não existe nesse lugar e que eles fazem mal uso da autoridade... Eu espero isto acabe pronto!

    ResponderExcluir
  2. Volha, é muito legal saber mais sobre o seu país, porque aqui no Brasil conhecemos só o nome (Bielorússia - não sabia que era o nome ultrapassado). Vc é linda e eu adoro você =D Saudades!

    ResponderExcluir
  3. Volha, adoro seu blog. Sou muito interessado em Belarus, e você me deu a oportunidade de manter mais um canal de comunicação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Que absurdo isso. E o estranho é que não vemos nada disso na imprensa daqui. Parabéns pela iniciativa de divulgar essas informações.

    ResponderExcluir