terça-feira, 21 de junho de 2011

Kupala

Todo ano, no verão (neste parte do mundo é verão agora), belarussos celebram a festa da Kupala - a maior festa dos seus antepassados.
Acontece duas vezes no ano: a noite de 23 a 24 de Junho e de 6 a 7 de Julho.
A história da festa é bem parecida com a das Festas Juninas, que chegaram ao Brasil da Europa. Mas Belarús tem sua própria tonalidade dessa festa.
обмен картинками Xmages.net
Celebramos duas vezes por causa das duas maiores Igrejas cristãs em Belarús.
Na verdade, tem muitas religiões em Belarús. A religião mais popular é cristã. 60-70% de cidadãos de Belarús se consideram ortodoxos, 15-20% catolicos, 5-10% protestantes e uniatos.
A Igreja ortodoxa tem outro calendário, diferente do calendário da igreja catolica. Esse último é atrasado em relação ao outro em duas semanas. Por isso, todas as festas religiosas belarussas celebram duas vezes - pelo calendário católico e pelo calendário ortodoxo.
Tem dois dias de Natal (25 de Dezembro e 7 de Janeiro), dois dias de Páscoa e dois dias da Kupala também.
Na verdade, a Kupala é uma festa pagã e muito antiga.
Assim como no Brasil tem uma mistura de tradições pagãs e cristãs, também existe isso em Belarús. Só que as tradições começaram a se misturar ántes. Quando a cristandade chegou à terra de Belarús no século IX, deuses e festas pagãs foram proibidos. Mas as pessoas continuavam a celebrar e, por isso, tem um santo da igreja cristã para cada Deus pagão e tem uma festa cristã para cada festa pagã grande.
A história é mesma com a festa da Kupala. A Igreja começou a celebrar o São João enquanto nossos antepassados celebravam a festa da Kupala. Atualmente, conhecemos esse dia como Ivana Kupala (João Kupala). Todo mundo sabe que é dia de João Batista, mas celebra como seus antepassados. E como temos duas igrejas mais populares em Belarus, com dois calendários diferentes, celebram Ivana Kupala duas vezes - de 23 a 24 de Junho e de 6 a 7 de Julho.
Mas Kupala verdadeira chega na noite mais curta do ano (geralmente nos dias de 20 a 22 de Junho).
обмен картинками Xmages.net
Os homens fazem um fogo grande, geralmente com uma roda em cima - símbolo do sol.
обмен картинками Xmages.net
As meninas cantam cantigas da Kupala, colhem ervas e fazem coroas das flores.
обмен картинками Xmages.net
Quando a noite chegar, todo mundo faz o karahod (khorovod em russo) - cantam e dançam em torno de fogo.
обмен картинками Xmages.net
O fogo da Kupala é sagrado. Quando o fogo já está pequeno, os jovens saltam sobre ele. Se pessoas emparelhados saltam sobre o fogo e não soltam as mãos, significa que o amor deles é verdadeiro e que vão se casar logo.
обмен картинками Xmages.net

обмен картинками Xmages.net
Geralmente Kupala é celebrada perto do rio ou lago. Existe a tradição de nadar nu no rio ou lago na noite da Kupala. As pessoas acham que podem se lavar de pecados assim.
обмен картинками Xmages.net

As meninas que fazem coroas as põem na agua e fazem advinhações sobre amor.
обмен картинками Xmages.net

A noite da Kupala é a noite do amor. Os jovens tentam achar a flor da samambaia. Quem estudou biologia, sabe que a samambaia não tem flores. Mas as pessoas acham que ela dá só uma flor, uma vez do ano. E quem conseguir encotrar essa flor será muito feliz e poderá ver todos os tesouros subterrâneos. Na verdade, os jovens usam essa desculpa para ir à floresta "buscar a flor da samambaia" com seus amantes. Muitos anos atrás nesta noite as pessoas podiam ficar com qualquer pessoa que gostavam (claro que só por consentimento mútuo). Era boa oportunidade para as mulheres solteiras que não podiam casar, mas queriam ter filhos.
Frequentemente, na manhã depois de celebrar a Kupala, as pessoas vão à igreja e oram.
обмен картинками Xmages.net

fotos de  GAZETABY.COM, TUT.BY, KP.BYPLAYCAST.RU, PICS.LIVEJOURNAL/COM.DRUGOI,
video de NN.BY

Nenhum comentário:

Postar um comentário