segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sobre Belarús. Perguntas frequentes

Na verdade, a primeira coisa que deveria ser escrita neste blog são respostas às perguntas mais populares sobre Belarús. Geralmente os brasileiros não sabem quase nada de Belarús. Às vezes sabem que foi (ou ainda é?) parte da Rússia, que fica na leste Europeu, que o presidente de Belarús é "o último tirano da Europa" Lukashenko. Aqui vão alguns fatos básicos sobre Belarús.


Ainda tem ditatura em Belarús?
Sim. Lukashenko ainda é presidente de Belarús. Por causa dele eu comecei a escrever neste blog. As primeiras postagens eram sobre as "eleições" em Belarús em 2010. Desde Janeiro as coisas mudaram para pior, mas vou escrever depois sobre isso.


Belarús ou Bielorrússia?
Desde 1795 o teritório de Belarús foi parte do grande Império Russo. Depois durante só alguns meses no ano de 1918 foi República Popular Belarussa, e de 1919 a 1991 Belarús (naquele tempo República Socialista Soviética Bielorrussa) foi parte da União Soviética. No Império Russo e depois na União Soviética lingua belarussa quase não foi usada, ás vezes era até proibida.
O nome curto da República Socialista Soviética Bielorrussa (1919-1991) era Bielorrussia (nome em russo).
Depois de a URSS acabar, apartir de 1991,  tornou-se uma nova República, chamada República de Belarús, ou só Belarús. 
Então, o termo "Belorussia" foi utilizado oficialmente apenas até 1991, quando o Soviete Supremo da RSSB decretou que a nova república independente deveria se chamar "Belarus" (Беларусь), em belarusso, em russo e em todas as transcrições do nome para outros idiomas.
Este nome é o correto nome do país que existe atualmente. Este nome é usado em inglês mesmo. Este nome é correto até na lingua russa. Mas russos ainda chamam este país como Bielorussia, lembrando da URSS. Há pouca informação do leste Europeu na mídia da América Latina. Geralmente as informações chegam da Rússia, e a mídia brasileira copia erros dos jornalistas russos.

Onde fica Belarús?
Belarús faz fronteira com a Rússia a noroeste, com a Ucrânia ao sul, com a Polônia a oeste e com a Lituânia e Letônia a norte e noroeste. O capital de Belarús é Minsk, e outras de suas principais cidades são BrestGrodno (Hrodna)Gomel (Homiel)Mogilev (Mahiliou) e Vitebsk (Viciebsk). Infelizmente, Belarús não tem saída para o mar, e não tem montanhas. Mas há muitas florestas, lagos e rios e pântanos =) neste país com uma natureza tão bonita.

Mapa de Belarús


Está sempre frio em Belarús?
Inverno,  primavera, verão e outono são diferentes. No inverno pode fazer de 0 °C até -30 °C. O verão pode ser bem quente, até + 30 °C. A primavera e o outono são períodos de mudança entre inverno e verão, e vise-versa. Faz cerca de +10 °C e chove muito.

Qual lingua vocês falam?
Existem duas línguas oficiais em Belarús - belarussa e russa. Mas de fato a lingua belarussa, que é a propria de Belarús, está estrangulada. Nas escólas, universidades, na TV, no cinema, na política interior a língua russa é usada quase sempre. Segundo de censo demográfico em 2009 mais da metade dos cidadãos de Belarús - 53,22% - disseram que acham língua belarussa sua lingua materna, mas só 23,43% usam esta língua em casa, falando com sua família.


Qual é a bandeira de vocês?
A bandeira e o brasão de armas de Belarús mudaram à última vez em 1995, por iniciativa de 
Lukashenko. Os símbolos atuais chegaram da União Soviética, com poucas mudanças.

Bandeira oficial de Belarús
Brasão de armas oficial de Belarús
Ao mesmo tempo existem outros símbolos, que foram usados na  República Popular Belarussa em 1918 e em República de Belarús de 1991 a 1995. Chamados como símbolos nationais e usados pela oposição.

Bandeira nacional de Belarús


Brasão de armas nacional de Belarús

No plano de fundo deste blog tambem está sendo usada bandeira nacional.

Se você tiver algumas perguntas, escreva nos comentários e eu tentarei responder. 

3 comentários:

  1. Obrigado pelas informações Volha, fiquei com bastante vontade de conhecer sua cidade.
    A escrita estar ótima, acho que você sabe mais gramática do que eu.
    Até breve
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi! Obrigada pelo comentário, mas Belarus não é cidade, é o país! =)

    ResponderExcluir
  3. Volha :D
    Te admiro muito por ser tão corajosa, inteligente e por ter tanto orgulho do seu país. Gosto muito muito muito de você e sinto muuuuita saudade daqueles dias que eu morei na sua casa :D
    Um beijooo

    ResponderExcluir