quarta-feira, 18 de abril de 2012

Belarussos e dolares

Um ano atrás teve uma crise econômica em Belarús, que não teve nada ver com a crise mundial. O problema principal era que o curso do dólar, euro, etc. oficial (que o governo declara) era bem diferente do curso verdadeiro e por isso era impossível comprar moedas estrangeiras no banco durante alguns meses. Para belarussos era um problema bem grande, por que a grande quantidade de produtos (comida, roupa, gasolina) é importada, e, também, por que era verão e a maioria de belarussos tem ferias do trabalho no verão e vai para praia (na Ucrânia ou na Rússia, pois em Belarus não tem mar), ou vai visitar seus parentes, que, frequentemente, moram nos outros países. Sem a possibilidade de fazer câmbio tudo isso era impossível.

Naquela época surgiu uma piada.
Por que belarussos gostam de dolares? Por que gostam de ver presidentes diferentes!*

Nas notas de rublo belarusso tem prédios do patrimônio histórico e cultural belarusso. Mas belarussos já fizeram uma nota falsa (só na internet) de "0 rublos" com a cara de Lukashenko:
O autor - http://lipkovichea.livejournal.com
*O ditador (oficialmente - presidente) de Belarus está no poder há 18 anos.

domingo, 15 de abril de 2012

Feliz Páscoa!

Não, eu não estou atrasada, hoje é a festa da páscoa dos ortodoxos, inclusive em Belarús!

"Cristo Ressuscitou"
Tem três fatos interessantes sobre a páscoa em Belarús (que, na verdade, são comuns para os países do Leste Europeu).

1) Têm duas páscoas cristãs - de católicos (neste ano foi dia 8 de Abril) e de ortodoxos (dia 15 de Abril). É porque a Igreja Ortodoxa usa um calendário diferente e por isso comemora quase tudo duas semanas depois dos católicos. Mas dia de páscoa muda todo ano, por isso, de vez em quando, até comemoram no mesmo dia, mas acontece que tem diferença em um mês. Neste ano tem diferença de uma semana.

(foto) Cartão postal. "XB" significa "Христос Воскрес" (leia-se "hristôs vaskryês"), tradução: "Cristo Ressuscitou"
2) Em Belarús, a páscoa não é festa favorita das crianças, pois aqui não tem tradição de comer ovos de chocolate! Porém todo mundo pinta de cores diferentes (tradicionalmente era vermelho, mas agora tem várias)! Ovos cozidos coloridos devem ser levados à igreja um dia antes da páscoa, para benzê-los com água benta. No dia da páscoa a família inteira se junta, e, antes de comer os ovos, toda pessoa bate seu ovo cozido com o de um parente. Vence aquele cujo ovo quebra por último. Depois, todo mundo vai visitar seus parentes, vizinhos e amigos. O ovo é o maior presente nesse dia. 



Nos países do Leste Europeu, especialmente na Ucrânia (país vizinho de Belarús), se desenvolveu muito a tradição de pintar ovos (não somente cozidos, mas ovos de madeira, por exemplo) com uns desenhos muito lindos, tais ovos se chamam "pisanki". Nas regiões do Brasil onde tem muitos descendentes do Leste Europeu, como no Paraná, essa tradição também existe.




3) Além de ovos cozidos, na páscoa belarussa (ortodoxa ou católica) come-se um pão especial, igual ao panetone que no Brasil come-se no Natal. Tradicionalmente mulheres fazem esse pão em casa, mas ultimamente, pães como o próprio panetone, vendem-se nos mercados.
Pão de páscoa com cruzes ortodoxas

Pão de páscoa
  E, para se divertir, vejam o desenho:
A tradução: "Nunca mais a gente vai à Rússia na páscoa!!!"

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Feliz Dia do Cosmonauta!

12 de Abril era um dia importante na União Sovietica. Todo menino tinha desejo de ser cosmonauta, que nem Gagarin, quando crescer. Os pais davam o nome dele, Yuri, para seus filhos. Até conheço alguns brasileiros chamados assim por causa do primeiro homem cosmonauta!
Notícia no jornal "Komsomolskaya pravda", 1961
http://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%A4%D0%B0%D0%B9%D0%BB:Gagarin_KP-1961.jpg
Gagarin: "Eu voei em torno da Terra em um satélite e vi como o nosso planeta é lindo. Gente, vamos salvar e aumentar essa beleza, não destruir!" A nota de Gagarin.jpg
Aquí é uma canção duma banda de punk belarusso, "Neuro Dubel", chamada "Gagarin", em homenagem do primeiro cosmonauta.
Listen or download Neuro Dubel Gagarin for free on Prostopleer

Aqui é o clip deles.

Tenham um ótimo dia!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Terrorismo belarusso

Faz um ano que aconteceu o primeiro atentado terrorista em Belarús. Hoje, 11 de Abril, no lugar da tragédia abriram um monumento em homenagem às vítimas. O autor do monumento, "Rio de memória", é o escultor Kanstantsin Selikhanau.

http://euroradio.fm/ru/report/zavtra-budet-otkryt-pamyatnik-zhertvam-terakta-foto-skulptury-104647
O atentado ocorreu na estação de metrô "Kastrychnitskaya", no centro de Minsk. Morreram 15 pessoas: 12 foram mortos imediatamente, três morreram de feridas. Depois da explosão, 387 pessoas receberam ferimentos de gravidade variada. Muitos deles viraram deficientes, alguns até agora continuam sob tratamento médico.

Menos de uma hora depois da explosão, o presidente (de jure, mas ditador, de facto) de Belarús Aleksandr Lukashenko desceu no metrô junto com o filho dele de 7 anos. O ditador falou que deve-se achar e punir os terroristas o mais rápido possível.


http://news.tut.by/society/283708.html
Em 27 horas a polícia pegou dois homens - Dmitryj Kanavalau e Uladzislau Kavaliou - que foram julgados. O juiz decretou pena de morte. Mataram os dois no dia 15 de Março de 2012. 
http://news.tut.by/society/283708.html
Apesar do processo judicial, observadores e peritos têm dúvidas se julgaram as pessoas certas. O processo de julgamento foi muito rápido, e mataram os acusados, apesar da mãe de um deles mandar a petição de clemência para o presidente e as queixas para o Tribunal de Justiça de Belarús e para a Comissão de Direitos Humanos da ONU.

http://news.tut.by/society/283708.html

Muitos consideram que Uladzislau Kavaliou foi a última vitima da tragédia, pois enquanto o juíz decidiu que foi Kanavalau quem organizou a explosão, Kavaliou simplesmente não informou nada sobre a organização do atentado. Na justiça, Kavaliou negou quase tudo o que falou antes para a polícia, dizendo que foi ameaçado. Kanavalau, por sua vez, ficou calado durante o julgamento. 

Segundo a lei de Belarús, o corpo do executado não pode ser devolvido para parentes e também não informam sobre o lugar de enterramento do corpo.


 

Ativistas cívicos que são contra pena de morte e que tem dúvidas que os terroristas verdadeiros foram executados, fizeram o site (em russo) http://kazni.net onde juntaram todos os materiais sobre o processo judicial e pedem a todos para não ficarem calados, quando tais coisas acontecem.