quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo! Cartão de Belarús


"Happy New year!" - escrevem os belarussos em cartões postais para seus amigos, que ainda estão em prisões. Alguns deles, que foram presos, ja estão saindo das prisões hoje (ficaram só 10 dias), outros vão ficar até 3 de Janeiro (15 dias) e "celebrar" o Ano Novo lá. Cerca de 1000 pessoas foram presas depois da ação de protesto contra os resultados das eleições 2010 em Minsk, capital de Belarús.
Olhe, neste cartão há crianças vestidas como homem-aranha, esquilo, coelho e... miliciano. O ultimo parece como milicianos na Praça nestas eleições.
Mais cartões de Belarús aqui.
Muitas pessoas em Belarús não estão celebrando Natal e Ano Novo neste ano, por causa da solidariedade com todos quem ainda estão e prisões.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

2010 ou 1984?

Na lista com cerca de 600 pessoas, que foram preso, eu conheço pessoalmente a metade. Meus amigos, meus colegas, meu ex-chefe... Todos são ladrões? Todos são heroes, todos filhos de Belarús, todos guerreiros contra ditatura. Todos são prisioneiros agora.

Não era novidade que Lukashenko "ganhasse" de novo, mas ninguem sabia, que a repressões seria tão fortes depois das eleições. É pela primeira vez tão cruel.

É muito estranho que ja no segundo dia depois das "eleições" alguem quem era chamado para KGB fizeram "reconhecimentos" na TV e disseram que condena a  ação de Praça e tudo que os outros candidatos disseram e fizeram. Parece que a convesa na KGB não era apenas conversa. Talvez, eles foram batidos e ameaçados com o destino de relativos. Muito parece com a situação no fim do livro "1984" do Orwell.

Como isto é possível no século 21, no centro da Europa?


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Fora da prisão. Medo

Nesse tempo todas as pessoas quem foram na Praça não estão na prisão estão com medo, pois já se sabe que procuradoria  pediu os números dos telefones para as operadoras dizer numeros de telefone das pessoas que estava na Praça. E eles deixam tudo. Estudantes, quem escrevem "coisas contra governos" - quem escrevem algo de Praça ou de arrestados ou de ex-candidatos desaparecidos - foram chamados pela administraçao da faculdade. Ainda não foram expulsos da universidade, mas é certo que serão, pois a ultima vez depois dos "eleições" e da Praça em 2006 eram muitos estudantes expulsos. Polónia ja disse que está preparada para deixar belarusos estudar lá.

Tambem na internet a gente tenta buscar provocadores, que quebraram os vidros das janelas da Casa do Governo. Tambem tem novidade, que alguns milicianos eram batidos por outros milicianos. A causa é o que alguns milicianos foram vestidos não com uniforme, eram provocadores.  Agente do livejournal, twitter, facebook tenta procurar e identificar eles. Aqui é muito bom exemplo. Parece com uma velha, mas tem calções do miliciano, botas grandes e ombros largos demais para uma velha.

Quarto dia depois de eleções. Muita gente está em prisão

Já quatro o dias (depois das "eleições") em blogs e em paginas no facebook dos meus amigos de Belarús não vejo nenhuma outra informaçao - so da "Praça". Praça é ja o nome tradicional das açoes da oposição em Belarus, pois a gente se encontra na maior Praça de Minsk, capital de Belarús.
Então, que novidades nós temos?


Cerca de 600 homens arrastados, tribunais ainda estão continuando. Alguns homens arrastados ficaram nos automoveis (que os levaram da praça) por 2 dias. A cerca de 25 pessoas ficaram 2 dias nos automoveis projetados para 10 homens, sem comida, sem agua, sem WC. Eles vão ficar em prisões mais 10-a 15 dias. Ninguem da polícia fala sobre  onde eles ficam,em qual prisão. As pessoas ficam de pé La  fora dos muros da prisão esperando transferência por muitas horas. Lembre-se que aqui está muito frio agora, é inverno, são cerca de -15 graus. Como as pessoas congelarão na Praça, eles congelam agora nos automoveis, nas prisões,ou perto das prisões.

Uma menina de 22 anos de idade está com a perna quebrada depois da Praça, ele ficou nos automoveis por 2 dias tambem, mas agora está no hospital. Quando os jornalistas tentarão  visitar ela, os médicos não  deixarão gravar  vídeo. Mas eles poderão fazer um vídeo e foto:
                                              Maia Abramchyk

Já 19 pessoas ficarao em prisão preventiva de KGB, eles são suspeitos em organizaçoes de motins, que é um crime. Eles podem fica na prisão até 15 anos. Entre eles - 7 ex-candidatos e pessoas das sedes politicas:

1. Uladzimir Niakliajeu  - ex-candidato
2. Andrei Sannikau - ex-candidato
3. Ryhor Kastusiou - ex-candidato
4. Aliaksandr Atroshchankau - presidente-secretario da sede do Sannikau
5. Aliaksei Mikhalevich - ex-candidato
6. Vital Rymasheuski - ex-candidato
7. Pavel Seviarynets – porta voz do ex-candidato Rymasheuski
8. Zmicier Bandarenka - coordenador da campanha "Belarus Europeia"
9. Iryna Khalip - jornalista,e esposa do ex-candidato Andrei Sannikau.
10. Natallia Radzina - jornalista,e editor da internet-site charter97.org
11. Anatol Liabedzka - presidente do Partido Unido Civil
12. Anastasija Palazhanka - vice-presidente da organização political "Frente Jovem"
13. Andrei Dzmitryeu – presidente da sede do Niakliajeu
14. Aliaksandr Fiaduta - politologista, coordenador da sede do Niakliajeu
15. Mikalai Statkievich - ex-candidato
16. Alaiksandr Klaskouski - ex-miliciano
17. Uladzimir Kobiec – presidente da sede do Sannikau
18. Dzmitryi Us - ex-candidato
19. Siarhei Vazniak – prota voz do  ex-candidato Niakliajeu

Só hoje Dzmitryi Us saiu de prisão preventiva e disse que as condições aqui são horrível . Ele dormiu no chão, pois a sua cela era de 3*4 metros, ficava 5 pessoas ao mesmo espaço, e eles so podia ir ao banheiro só duas vezes por dia, pois não tem banheiro em cela. Ele falou, que seria muito dificil suportar nestes condições para Niakliajeu, quem foi levado para prisão de reanimação. Advogados ainda não podem falar com Niakliajeu, é desconhecido seu estado físico, como ele esta?


                                            Niakliajeu espancado

Segundo o advogado do Sannicau o ex-candidato está espancado muito e se sente bem ruim.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Acçao do protesto em Minsk

Depois que as eleições acabaram, milhares de pessoas foram ao centro de Minsk, capital de Belarús, e protestaram contra os resultados das eleições. Eles se encontraram na Praça Kastrychnickaya, no centro de Minsk, e depois foram para Praça da Liberdade, onde fica Casa do Governo. Chegaram cerca de 20000 a 40000 pessoas. Eles tentaram entrar na Casa do Governo, onde estava o comitê eleitoral, mas foram detidos e apanharam da milícia. Provocadores do governo quebraram os vidros das janelas da Casa do Governo. A manifestação começou pacífica por parte da oposição.
Cerca de 600 pessoas foram presas. Entre eles, muitos jornalistas e defensores e quase todos os outros candidatos.

Um dos candidatos, Uladzimir Niakliajeu, estava na unidade de reanimação, e, à noite, homens não identificados vestidos preto o removeram do hospital. Até o momento, ninguém sabe onde Niaklajeu se encontra.


Video - o que aconteceu com NIakliajeu antes da Praça

Também é desconhecido o lugar onde estão outros ex-candidatos, Rymasheuski e Sannikau, com a esposa, a jornalista Iryna Khalip. Acredita-se que eles estão na prisão da KGB.


Video de RenTV da Russia.

Aqui há links de fotoreportagens de acçao:
http://mmet.livejournal.com/52828.html
http://news.tut.by/elections/208944.html

"Eleições"


Ontem, dia 19 de Dezembro, foram "eleições" em Belarús.
"Eleições", pois todo mundo ja sabia que o presidente Lukashenko "ganharia" de novo. Este ditador é presidente de Belarús desde 1994.  Todas as "eleições" anteriores - em 2001, 2006 e 2010 - foram falsificadas. E agora Lukashenko será o presidente ja pela quarta vez.
Segundo informações preliminares, desta vez Lukashenko oficialmente ganhou com cerca de 80% dos votos. Os presidentes da Georgia, Venezuela e Cazaquistão ja felicitaram Lukashenko. O presidente da Rússia disse que as eleições em Belarús são assuntos internos de um país visinho.

Se comparar com as ultimas "eleições", em 2006 ele tinha cerca de 83%.
Aleksander Lukashenko foi para votaçao com filho ilegítimo, Kolya, que, como o próprio presidente diz, tambem o herdeiro de Lukashenko.